Filhotes de saruê são resgatados e entregues aos cuidados do Cemafauna

Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na região inguinal) havia alguns movimentos e logo viu que se tratava de filhotes. Ele buscou ajuda para salvar os 10 filhotes, pois a mãe já encontrava-se morta e contactou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) onde realizou a entrega voluntária, preenchendo uma ficha cadastral sendo esse um procedimento raro, já que o Centro não é um órgão ambiental fiscalizador como IBAMA, Inema, CPRH, mas abriu exceção tendo em vista a extrema vulnerabilidade dos animais. A atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19).

Os filhotes passaram por avaliação clínica na maternidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna, onde estão sendo acompanhados e devidamente alimentados. A médica veterinária Adriana Alves informou ainda que eles permanecerão sob cuidados do CETAS até que tenham condições de retornar para a natureza. O saruê, também chamado de gambá-de-orelha-branca, timbu ou cassaco, é um pequeno marsupial encontrado em todo o Brasil, em diversos ecossistemas como o cerrado e a caatinga, é bastante adaptado à zona urbana devido à procura de alimentação. Uma curiosidade: esse indivíduo pode se alimentar de espécies peçonhentas como a jararaca porque é resistente ao veneno de serpentes.

Entrega voluntária de animais silvestres
Em caso de encontrar qualquer animal silvestre o ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura, eles são responsáveis pelo resgate e encaminhamento correto dos animais, sendo preciso primeiro o cadastro e toda a documentação necessária para esse procedimento. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 é crime matar, perseguir, caçar, praticar atos de abuso e/ou maus tratos, dentre outras violações.

Abaixo disponibilizamos os contatos de alguns desses órgãos:

IBAMA – Escritório Regional de Juazeiro – (74) 3612-5176

Inema – Juazeiro – (74) 3611-5203

Ministério Público Juazeiro – (74) 3611-7081

Ministério Público Petrolina – (87) 3866-6400

AMMA Petrolina – (87) 3861-4382

UIGA – Petrolina (Sertão do São Francisco) – (87) 3861.3462

Fechado para comentários

Veja também

Quarenta casos de morte por dengue foram registradas até quinta-feira (18) na Bahia; Juazeiro (BA) na lista

Quarenta casos de morte por dengue foram registradas até esta quinta-feira (18) na Bahia. …