Feamupe envia nota de repúdio para alguns vereadores que chamaram líderes de “picaretas”

feamupe

A Feamupe (Federação das Associações do Município de Petrolina) encaminhou uma nota de repúdio ao Presidente da câmara de vereadores Osório Siqueira, que fala sobre a forma como alguns vereadores citaram de que existem líderes comunitários “picaretas”, e um deles foi o vereador Zé Batista da Gama.

Na nota a federação diz que o tratamento imposto por alguns parlamentares foi uma ofensa que viola os princípios de igualdade de direito dos comunitários e do respeito à dignidade humana.

Na nota também foi citado o episódio envolvendo os vereadores da situação que na semana passada se retiraram da sessão, e segundo o texto, foram destratados por líderes da bancada de oposição que também destrataram as vereadoras Cristina Costa e Maria Elena sendo que foram interrompidas do direito de falar no tempo exigido para cada vereador por igual, diz a nota.

A declaração da Feamupe diz ainda que, “os fatores demonstram recorrentes abusos morais, físicos e sexuais, banalizados e praticados em estruturas hierárquicas dos vereadores”, que segundo a nota de repúdio maltrata as mulheres parlamentares e fere a conduta dos líderes comunitários que se sentiram ofendidos.

O presidente Osório explicou que o documento não seria lido na sessão porque não foi solicitado leitura e não foi feito um pedido oficial diante da casa.

“Não era obrigado a fazer leitura dessa nota, pois ela não constava como matéria para ser discutida na plenária”, disse Osório.

O texto foi assinado pela Presidente da Feamupe Maria do Socorro Neto Alves e pela Presidente da União das Mulheres do Município de Petrolina Mar ia Elieide da Silva.

Na nota a Feamupe não cita nomes dos vereadores envolvidos em chamar líderes de “picaretas”, mas os parlamentares também não mencionaram os nomes de lideranças que vivem à custa de políticos.