Famílias de três comunidades assinam contratos do Programa Nacional de Habitação Rural em Petrolina

A realidade de uma moradia precária está chegando ao fim para 23 famílias da zona rural de Petrolina. É que já começou a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de construções de novas casas nas comunidades de Poço Dantas, no distrito de Cristália, Sítio Barreiro e Cacimba do Baltazar no povoado do Capim. A expectativa da Prefeitura de Petrolina é que o número de famílias beneficiadas chegue a 100 ainda este ano.

Toda a documentação, que foi devidamente aprovada pela Caixa considerando os critérios estabelecidos pela Portaria nº 268 de 22 de março de 2017 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), começou a ser assinada nesta quarta-feira (2). Morador da Cacimba do Baltazar, Valdei Lidio Rodrigues, de 40 anos, foi o primeiro a assinar o contrato e não segurou a emoção. “É uma oportunidade única, no meio de muitos a pessoa ser aprovada é só felicidade. Agora é só esperar a casa sair e passar pra dentro”, comemora o agricultor.

Também é com alegria que Leidiane da Silva, de 20 anos, posa em frente à antiga casa de taipa. Contemplada pelo PNHR, ela mora num vão construído no terreno da sogra, mas em breve vai estar de casa nova junto com o esposo e filho Artur, de 9 meses. “É a realização de um sonho, saber que vou ter uma casa mais confortável. O povo da roça era esquecido e agora estão prestando mais atenção no povo daqui”, lembra a dona de casa.

Para o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Fred Machado, o momento é de celebração, mas é apenas o começo de uma nova etapa da vida de quem mora na zona rural de Petrolina. “Durante o nosso trabalho de cadastramento, nós víamos famílias morando em casas feitas de barro e cobertas com lona. Através dos esforços do prefeito Miguel Coelho, que viabilizou o PNHR para Petrolina, vamos poder dar a dignidade que o povo da roça merece”, destaca Machado.

O PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural​ foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa seja reformando, ampliando ou concluindo uma existente.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…