Facape participará de congresso internacional de contabilidade e gestão pública

professor

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) participará do ‘9º Congresso Iberoamericano de Contabilidad e Gestión’, que acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 30/09 e 02/10 deste ano. Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis tiveram trabalhos aprovados para apresentação no evento.

Junto ao congresso ibero-americano, serão realizados o 6º Congresso UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) de Controladoria e Finanças e o 6º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. No evento internacional, o professor Agnaldo Batista (foto) – em parceria com João Ricardo Lima, docente do curso de Economia da Facape – irá apresentar o trabalho ‘Accountability para a Gestão de Verbas da Educação Pública em Municípios Brasileiros: Análise com Envoltória de Dados (DEA)’. A linha de pesquisa trata da transparência dos atos e gestão dos recursos públicos.

“Essa corrente defende que haja eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública. Infelizmente, os gestores públicos – em todos os níveis – não estão trabalhando com foco no desempenho. Não estão medindo os resultados, não estão checando a efetividade da programação, da aplicação dos recursos. Dentro dessa problemática, nós trabalhamos o gasto público na educação, as verbas do FNDE para os municípios, e como prefeitos e secretários fazem essa gestão. A ideia é analisar se esse dinheiro está sendo bem aplicado, se está trazendo efeitos positivos no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, explicou.

A pesquisa é ligada à tese de doutorado do professor. Para ele, a gestão pública deveria adotar a lógica do setor privado. “Toda empresa mede os custos, avalia as aquisições, mas, sobretudo, ela quer saber a margem de lucro, o resultado. No setor público, eu não tenho margem de lucro, mas tenho bem-estar social. Essa é a ideia. O governante deve medir a eficiência dos seus atos através do benefício que ele deixa para a sociedade”, ressaltou.

6º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Outros dois trabalhos da Facape serão apresentados no 6º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças: ‘Determinantes do IDEB: um estudo empírico com a Receita Corrente Líquida Municipal e a Despesa Pública em Educação’, de autoria da estudante Leidiane Silva e com a orientação do professor Agnaldo, e ‘International Financial Reporting Standards (IFRS) para Pequenas e Médias Empresas: a Percepção dos Contabilistas de Juazeiro-BA’, de autoria do discente Jonathan Gabriel de Jesus e com orientação dos professores Agnaldo e Ricardo Ferreira Costa.

Os dois trabalhos são frutos de iniciação científica e foram resultados de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso). Para o professor Agnaldo, os estudantes da autarquia estão cada vez mais engajados na pesquisa científica.

“É importante incentivar o nosso aluno a pesquisar, produzir. Nós estamos formando cientistas e o nosso foco, além de contribuir para a formação dos cidadãos, é formar o pesquisador e um profissional capaz de lidar com todos os desafios da profissão. Estamos colhendo os frutos de um curso de qualidade, mostrando à comunidade que estamos conseguindo esse espaço. Temos ainda o apoio de quem dirige a instituição, que vem abraçando essa causa”, pontuou.

Fechado para comentários

Veja também

Exclusivo Caso Beatriz: “Programa Linha Direta trará na íntegra situações que ocorreram na noite do crime”, afirma Lucinha Mota

Nesta quinta-feira (18), o Programa Linha Direta da TV Globo traz em seu primeiro episódio…