Estudantes não conseguem apoio da Prefeitura de Petrolina para participarem do 3º Encontro Estadual de Grêmios Estudantis

Um grupo de estudantes secundaristas de Petrolina-PE, passou boa parte da manhã e da tarde desta quarta, 18, na Prefeitura Municipal na esperança de conseguir apoio para o transporte que iria levar a delegação de 50 representantes da cidade ao 3º Encontro Estadual de Grêmios Estudantis que acontece no final de semana no Recife. Mas apesar da espera, a resposta foi negativa para o grupo e o argumento foi o prazo em cima para mobilizar esse apoio.

Segundo a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP), Larissa Vanessa Bonfim, eles já haviam enviado ofícios em duas outras oportunidades à administração municipal, nos meses de agosto e setembro. Com o adiamento da data do encontro, passando de agosto para o próximo dia 21 de outubro, ela disse que tinha esperança de conseguir o apoio, pois havia uma promessa anterior de atender a solicitação.

“Ficamos das 10h às 15h aguardando o chefe de gabinete que negou a ajuda. Alegou que o prazo estava em cima e que legalmente, não tinha como a Prefeitura apoiar”, relatou Larissa. A delegação seria formada por 50 estudantes, representantes dos sete grêmios existentes no município e de cinco comissões de formação dos grêmios.

“Sem o transporte fica mais difícil levar uma delegação representativa da cidade. Temos questionamentos importantes para discutir no encontro, como a falta de respeito de estabelecimentos em não querer cumprir a lei da carteira do estudantes, a questão do transporte que aqui além de ser sucateado, com rotas pequenas, também é muito caro e isso muitas vezes, inviabiliza a permanência dos estudantes na escola e tem também as condições de nossas escolas. As que se dizem de referência e que não tem um laboratório, banheiros adequados para quem tem que ficar todo o dia na escola. Então essas são as nossas bandeiras”, frisa a dirigente estudantil.

Larissa revela que mesmo com menos estudantes, pois a delegação pode ficar em 30 ou até mesmo em 14, por causa dessa dificuldade com o  transporte, o grupo vai. O pessoal de Ouricuri disse que sedia uns lugares no ônibus deles, mas a gente não tem nem como chegar a Ouricuri. Vamos buscar outros meios para que Petrolina não fique fora”, conclui a presidente da UESP.

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando anuncia projeto de pavimentação em 16 bairros de Petrolina (PE); veja se o seu está na lista

O prefeito Simão Durando anunciou nessa terça-feira, (23) durante participação no Programa…