Especialista alerta sobre risco de som alto para os ouvidos durante São João

0

SOM

O barulho dos fogos de artifício e de caixas de som de alta potência pode lesar a audição, causar zumbido e perfurar o tímpano e até gerar perda auditiva. A otorrinolaringologista Clarice Saba alerta as pessoas que vão curti os festejos juninos. A médica explica que é importante que as pessoas preservem a saúde auditiva para evitar os danos, às vezes irreversíveis. “Você deve evitar se aproximar do barulho. Você pode ir para o forró, é claro, mas evite ficar próximo à caixa de som.

Os fogos de artifício são ainda mais prejudiciais, pois estrondam inesperadamente e se transformam em um trauma acústico. Lembre-se que o som é pressão sonora e um único barulho pode lesar a sua saúde auditiva para sempre”, afirma. A especialista orienta os pais a tomarem cuidados com a saúde auditiva das crianças através de protetores auriculares.

Os que trabalham nos locais de superexposição também devem tomar cuidados. O tempo de exposição, a intensidade do som e a distância entre a pessoa e a fonte sonora influenciam diretamente nesta possível lesão. Caso o indivíduo tenha zumbido ou dores de ouvido, o indicado é evitar novo contato com o barulho, fazer um repouso auditivo e procurar ajuda profissional. “O volume de 85 decibéis é suportável por até oito horas consecutivas.

Para cada cinco decibéis a mais, o limite cai pela metade. Ficar perto das explosões dos fogos de artifício e das caixas de som é ficar exposto, em média, a 115 decibéis. Isso significa que, de modo geral, o indivíduo só pode ficar exposto a esses barulhos por sete minutos”, esclarece a médica, que já ganhou o mais importante prêmio científico internacional na área de estudos sobre zumbido, o Jack Vernon Awards.

A médica ainda dá algumas dicas para saber se o ambiente é saudável para os ouvidos. Se você tem que gritar para ser ouvido, se não entende o que estão falando a um metro de distância, se a música tocada no seu fone pode ser ouvida por uma pessoa próxima a você e se após exposição a barulho, ficou com zumbido no ouvido. (Fonte: Terra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inscrições para o vestibular da Faculdade Soberana segue até amanhã (21) pelo site e até dia (24) na secretaria da Faculdade

Os estudantes interessados em cursar Odontologia na Soberana – Faculdade de Saúde de…