Emergência em Curaçá na Bahia e mais nove municípios é reconhecida pela Defesa Civil Nacional

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em dez municípios e a lista atesta as circunstâncias atípicas. A Portaria foi publicada na edição do dia 6 de fevereiro no Diário Oficial da União.

Na Bahia, Barra da Estiva foi atingida por tempestade de granizo e Curaçá passa por um período de estiagem. Os dois municípios estão distantes apenas 726 quilômetros. Vitória da Conquista, que completa a lista das cidades baianas com situação de emergência reconhecida hoje, foi afetada por inundações no início de janeiro.

Outros municípios completam a lista de reconhecimentos da Defesa Civil Nacional: Amambai (MS), em decorrência de chuvas intensas; Tibagi (PR), por enxurradas; Garanhuns (PE), Porto da Folha (SE) e Cristal (RS) por estiagem. É a terceira vez que a cidade gaúcha enfrenta situação de emergência em decorrência de estiagem nos últimos cinco anos, mesmo estando a pouco mais de 40 quilômetros da Lagoa dos Patos.

Com a medida, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais. Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

Fechado para comentários

Veja também

Homem ateia fogo ao próprio corpo em frente a tribunal onde Trump é julgado nos Estados Unidos

Um homem ateou fogo ao próprio corpo, nesta sexta-feira (19), em frente à corte de Nova Yo…