Em um ano, cerca de 6 mil pessoas em situação de rua são atendidas por programa de saúde em Petrolina

0

Levando serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Programa ‘Consultório na Rua ‘, realizou cerca de 6 mil atendimentos, em Petrolina no ano passado. O trabalho é feito por uma equipe de profissionais que de forma itinerante percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua.

De acordo com a coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes, por mês, são atendidos cerca de 300 pacientes, dentre eles, moradores de rua, profissionais do sexo, flanelinha e toda população em situação de rua. A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiros; técnicos de enfermagem e agentes sociais.  “É um trabalho muito gratificante que realizamos em Petrolina. Nosso serviço é semelhante ao oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde, porém, nós temos um público específico”, frisou.

Segundo a psicóloga, a intenção é garantir o direito à saúde a essa população, já que, para ela, existem muitos fatores que dificultam a garantia desses direitos. “Nós temos casos de que um simples curativo ou uma medicação são coisas extremamente distantes e o nosso serviço vem para possibilitar toda a assistência”, contou.

O programa começou em todo o Brasil em 2012 e em Petrolina em março de 2015. 

Mutirão de saúde

Para comemorar o aniversário, na próxima sexta-feira (16), a Prefeitura de Petrolina, através do programa Consultório na Rua, realizará um mutirão da saúde para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. A ação acontecerá na Praça Maria Auxiliadora, ao lado da Catedral, das 14h às 18h.

A programação contará com atendimento médico; busca ativa para casos suspeitos de tuberculose e hanseníase; aferição de pressão; orientações sobre saúde bucal; corte de cabelo e barba; cantinho da redução de danos; oficina de música e testes rápidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Justiça determina que Palocci pague multa de RS 40 milhões

A Justiça Federal determinou que Antonio Palocci pague multa de US$ 10.219.691,08 (cerca d…