Dr. José Carlos Moura comemora aprovação de projeto na Câmara e avalia cenário político de Petrolina: “É difícil escolher o melhor candidato”

0

moura

O médico competente e sócio do Neurocárdio de Petrolina Dr, José Carlos Moura comemorou o resultado da votação da Casa Plínio Amorim desta terça-feira (28), onde por unanimidade foi aprovado o projeto de lei 006/16, de autoria do prefeito Julio Lossio, o PROSAÚDE, que destina à concessão de serviços saúde aos beneficiários do SUS, em instituições privadas que prestam serviços de saúde e assistência médica.

“Com esse Programa ampliaremos a relação de serviços a serem disponibilizados pelos munícipes, ampliando a capacidade de atendimento do sistema municipal de saúde para nossa população beneficiária do Sistema Único de Saúde”, disse.

As instituições privadas de saúde poderão aderir ao PROSAÚDE mediante assinatura de Termo de Adesão, cumprindo-lhe oferecer, no mínimo, serviços em valores mensais equivalentes a 5% (cinco por cento) da média do faturamento bruto mensal do exercício anterior e em troca teriam isenção do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) durante o período de adesão ao Programa.

O Programa será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pela triagem e encaminhamento dos beneficiários, de acordo com a necessidade de atendimento, à instituição privada de saúde participante no Programa conforme a especialidade médica requerida para cada caso.

Fica então instituído, sob a gestão da Secretaria, as instituições privadas que prestam serviços de saúde, assistência médica com os serviços a seguir elencados: medicina e biomedicina; análises clínicas, patologia, eletricidade médica, radioterapia, quimioterapia, ultrassonografia, ressonância magnética, radiologia, tomografia, hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios, instrumentação cirúrgica; acupuntura; enfermagem, inclusive serviços auxiliares; serviços farmacêuticos,  terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia; terapias de qualquer espécie destinadas ao tratamento físico, orgânico e mental; nutrição; obstetrícia; odontologia, ortóptica; psicologia; bancos de sangue, leite, pele, olhos, óvulos, sêmen, entre outros;

“Petrolina hoje é o segundo maior pólo médico de Pernambuco e com a aprovação desse projeto, nossa responsabilidade aumentou muito. E na verdade, a situação financeira com que passa o país fez com que muitas casas de saúde ficassem com débitos no ISS, inclusive valores considerados altos. E isso já estava inviabilizando alguns hospitais. Alguns já estavam dizendo que seria necessário vender hospitais e agora temos uma saída em trocar serviços. A comunidade terá assistência porque são muitas as filas, por exemplo no Hospital Universitário. Eu mesmo tenho uma fila imensa com mais de 30 pacientes”, ressaltou José Carlos Moura.

Foram 19 votos a zero do Projeto PROSAÚDE que passou junto com a matéria 007/16, enviada pelo Poder Executivo, instituindo o Programa de Regularização de Débitos Fiscais, o Prorefis Saúde.

Política

O Dr. José Carlos Moura também foi questionado sobre o atual momento político de Petrolina. Entre os assuntos, foi comentado sobre uma postagem em rede social do profissional ao lado do escolhido por Julio Lossio, Edinaldo Lima como pré-candidato.

“A cidade vive um momento político bem disputado e todos os nomes são de valores com nomes que já apresentam história e quando falamos em Edinaldo Lima, estamos falando do novo, de alguém que conhece bem a periferia. Então é claro que tenho essa expetativa com esse tipo de visão ele mostrou dedicação com vários projetos que se envolveu tendo Dr. Osvaldo Coelho como referência”, avalia.

Dr. Moura expressa ainda sobre a possibilidade do PSDB lançar candidatura própria em Petrolina, mesmo ele declarando apoio ao grupo de Lossio e sendo amigo da família Coelho.

“Meu apoio é direcionado a Edinaldo Lima, mas se Petrolina for governada pelo grupo Coelho será a continuidade de uma boa história na cidade e Guilherme Coelho mesmo já passou pela prefeitura e acho que isso é fruto de uma boa cidade que é bem administrada, então é difícil para escolher e até responder quem é o melhor candidato”, finaliza José Carlos Moura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Blog na Rua #6 “O caso de Beatriz Angélica será solucionado. Eu tenho certeza!” Afirma Lucinha Mota