Dia do Contabilista é celebrado na Facape com palestra sobre crise econômica

0

Palestra contabilista 1

A crise econômica que atinge os brasileiros foi tema de uma palestra na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) na última sexta-feira (24). O evento, que contou com a participação de estudantes e professores de Ciências Contábeis, fez parte da programação em homenagem ao Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril.

 A palestra ‘O tributo como ferramenta de combate à crise econômica’ foi ministrada por Emanuel Antunes – ex-aluno da Facape, contabilista, advogado, pós-graduado em Direito Tributário e professor da autarquia. A ideia foi discutir se o governo vem utilizando corretamente os tributos para controlar a crise financeira.

Emanuel iniciou a palestra mostrando dados da arrecadação tributária em Petrolina, Juazeiro e no Brasil. Ele também demonstrou quanto o brasileiro trabalha em um ano apenas para pagar a maciça carga de impostos. Outro dado que chamou a atenção dos presentes foi a quantidade de tributos por produto: 56% do valor da cerveja são impostos, por exemplo. No café esse número é de 36,52%, na carne e no frango 18%. “Essa é a média nacional. Em alguns estados, como Pernambuco, o valor é bem maior”, explicou o palestrante.

 Mesmo organizada pelo curso de Ciências Contábeis, que tem a coordenação do professor José Alberto Moura, a palestra contou com a presença de estudantes, profissionais e professores de outras áreas. Participaram também o diretor executivo da Facape, Romério Galvão, e o diretor administrativo/financeiro, Alessandro Brito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Testes rápidos e gratuitos de Sífilis serão oferecidos em Petrolina

O terceiro sábado de outubro foi decretado como o Dia D de combate à Sífilis e à Sífilis C…