Lucas Ramos debate riscos de privatização da Chesf em audiência pública realizada na Câmara de João Pessoa

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) foi à Câmara Municipal de João Pessoa, capital paraibana, participar da audiência pública sobre a privatização do setor elétrico nacional que inclui a companhia que tem atuação em todo o Nordeste. O debate foi promovido pelo legislativo pessoense na quarta-feira (11). Lucas Ramos representou o colegiado no evento e detalhou os riscos que a venda da Chesf e de outras estatais representam para o Nordeste.

“O governo Michel Temer apresentou ao Brasil um pacote de privatizações que envolve  57 empresas nacionais, entre elas boa parte do sistema elétrico, incluindo a Chesf. Não podemos deixar que coloquem na prateleira um patrimônio tão importante para os brasileiros apenas para cobrir o rombo das contas públicas provocado pela má gestão”, enfatizou Lucas, inserindo ainda os Correios, bancos públicos a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, Casa da Moeda, terminais portuários, rodovias e aeroportos como o de João Pessoa, no pacote de privatizações de Michel Temer.

O parlamentar salientou os efeitos negativos que a venda da estatal responsável pela geração e distribuição de energia elétrica para o Nordeste pode acarretar para a região. “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a tarifa pode ser reajustada em 16,7% e isso terá influência direta na produção industrial, com o aumento dos custos sendo repassado para o bolso do trabalhador brasileiro e afetando a nossa economia”, afirmou.

De acordo com o deputado, a privatização da Chesf também coloca em risco as políticas públicas de usos múltiplos do Rio São Francisco – como o abastecimento humano, a utilização na agricultura irrigada e a pesca artesanal.

“Quem comprar a Chesf, irá controlar o Velho Chico e não teremos a certeza de que suas águas continuarão beneficiando os nordestinos. Na Paraíba, por exemplo, a transposição é fundamental para a perenização dos rios Piranhas-Açu e Paraíba, que abastecem as barragens de Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Boqueirão. Com a venda da estatal, não temos essa garantia”, declarou o deputado Lucas Ramos.

Fechado para comentários

Veja também

Confira as vagas de emprego disponíveis para essa terça-feira (23) em Petrolina (PE)

Confira abaixo, as vagas de emprego para Petrolina (PE) disponíveis para essa terça-feira …