Deputado baiano propõe Lei Cristiano Araújo para obrigar instalação de detector de cinto de segurança

1

sola

Pegando carona no acidente que tirou a vida do cantor sertanejo Cristiano Araújo, nesta quarta-feira (25), o deputado federal baiano Jorge Solla (PT) propôs que o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros seja obrigatório.

Como forma de “homenagem”, Solla quer que a lei se chame “Lei Cristiano Araújo”. “Há 18 anos o Código de Trânsito está em vigor e mesmo a fiscalização e a aplicação de multa não foram suficientes para mudar uma cultura de não usar o cinto no banco traseiro. O clamor popular para a morte do Cristiano Araújo pode nos deixar como legado a adoção de medidas que ajudem a reduzir o espantoso número de vítimas em acidentes de trânsito no país”, destaca Solla.

A medida visa reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito decorrentes do desuso do item de segurança, como foi o caso do cantor sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, e sua namorada, Allana Moraes, de 19.

Os dois morreram em acidente na BR-153, em Goiás, na madrugada de quarta (24) e poderiam ter sobrevivido caso estivessem utilizando o cinto de segurança.

O dispositivo do alerta para cinto de segurança emite sinais sonoro e visual intermitentes cada vez que sensores identificam a presença de passageiros no veículo sem o devido uso do item. O acessório já é utilizado em carros de luxo no Brasil e na maioria dos carros do mundo. “É um custo muito baixo perto do impacto positivo que irá trazer na redução do número de vítimas fatais em acidentes”, destaca o deputado.

1 Comentário

  1. ZÉ DOIDO

    26 de junho de 2015 em 00:28

    Esse detector que avisa que tem alguém sem usar o cinto de segurança já existe nesses veículos mais modernos e mais caros, o problema é que mesmo sem o cinto (sai o sinal sonoro), mais não impede que o carro funcione. Isso é questão CULTURAL E HABITUAL. A verdade que os cintos “SALVAM MAIS VIDAS DO QUE IMAGINAM”.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de 800 kg de maconha prensada são apreendidos em caminhão com carga falsa na BA que teria destino PE

Mais de 800 kg de maconha prensada foram apreendidos em uma operação conjunta entre as Pol…