Criação de abelhas nativas será estimulada nas Unidades de Conservação da Caatinga em Petrolina

0

criação de abelhas nativas

As Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), desenvolvidas na zona rural de Petrolina através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) deverão receber um incremento a mais em 2015. É que os produtores inscritos no programa serão estimulados a potencializarem a criação de abelhas nativas, como Mandaçaia, Manduri e Cupira.

Além de estarem contribuindo para a proliferação das espécies- que correm riscos de extinção- os membros do programa de Conservação da Caatinga também poderão obter uma fonte extra de renda. É que das abelhas podem surgir diversos derivados, a exemplo do mel, geleias, sem contar na venda de enxames para recria e aluguel de colmeias para polinização.

Diversos cursos e palestras evidenciando a importância e as novidades da meliponicultura serão desenvolvidos ao longo do ano junto aos produtores rurais. Lembrando que nas áreas de UCCA`s, as abelhas a serem adquiridas deverão vir de áreas de desmatamento legal, com a devida autorização de órgãos competentes. “A meliponicultura pede investimento de baixo custo e pode dar um bom retorno financeiro ao produtor. Há que se destacar também que as abelhas têm um importante papel na polinização de espécies vegetais. A criação de abelhas sem ferrão tem um manejo mais simples e possibilita com que o produtor possa agregar produtos em termos de beneficiamento, melhorando assim sua renda”, pontua o assessor técnico da AMMA, Clefson Sena.

Uma das vantagens para o produtor rural ao criar abelhas nativas diz respeito ao manejo. “Não é preciso que haja a utilização efetiva de equipamentos de segurança. Além disso, o mel tem mais valor agregado, financeiramente falando, é o mais caro hoje no mercado nacional”, aponta Sena.

Para a gestora da AMMA, Denise Lima, o incentivo a criação de abelhas nas unidades de conservação integra o rol de ações que levam à preservação e conservação do ecossistema Caatinga. “O objetivo do programa da Prefeitura de Petrolina é justamente fazer com que o homem do interior incremente sua renda, mantendo e conservando a fauna e flora típicas do sertão. É uma maneira de sustentabilidade importantíssima”, destaca. (Ascom AMMA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Estão abertas as inscrições para Oficinas de Capacitação do Festival Aldeia do Velho Chico 

As Oficinas de Capacitação que integram a programação da 13ª Aldeia do Velho Chico – Festi…