Conferência propõe melhorias alimentar e nutricional para a população de Juazeiro

0

encontro

A 2ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional realizada nesta quarta-feira (20), no Centro de Cultura João Gilberto levantou propostas que buscam a melhoria na qualidade da alimentação da população de Juazeiro.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, Ioná Pereira deu as boas vindas aos participantes. “Estou feliz por esse momento importante do nosso município. Vamos levar as demandas e propostas discutidas aqui, para o campo da segurança alimentar de Juazeiro tanto na Conferência Estadual, como na Nacional, e com isso buscar políticas públicas eficazes”, garantiu Ioná.

Com o tema central “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, os conferencistas também discutiram três eixos temáticos e entre as propostas do grupo destaca-se: Fortalecer e potencializar as cooperativas existentes e implantar indústrias de beneficiamento urbanas e rurais; Implantar um programa de conscientização de uso e reutilização da água nas comunidades urbanas e rurais; e Criação de projetos educacionais para a valorização dos produtos locais e seu correto consumo.

De acordo com o palestrante Moacir Santos, representante do IRPAA e membro do COMSEA, a cada dia aumenta o número de pessoas que se alimentam mal no nosso país, consumindo muitos produtos industrializados, com muita gordura, sal, açúcar, o que tem provocado muitas doenças. “Em Juazeiro percebemos mais um agravante que é a contaminação dos alimentos por agrotóxicos, tanto na comida, no ar e na água. É preciso discutir de fato a irrigação no município, que deveria ser um grande promotor de saúde e não de doenças. Devemos pensar um modelo de desenvolvimento agrícola para nossa cidade”, destacou Moacir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro: Pelo menos sete comunidades do Distrito de Maniçoba estão sem água nesta segunda (18)

Por conta de um vazamento na adutora que abastece o Distrito de Maniçoba, em Juazeiro, as …