Comissão de Assuntos Sociais aprova parecer agilizando a adoção de crianças e adolescentes

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (11), parecer a projeto de lei que reduz prazos nos processos de adoção. Para o senador Armando Monteiro Neto (PTB), autor do parecer, o projeto, que segue direto à votação no plenário do Senado, “torna mais céleres os procedimentos de adoção e reforça a supremacia dos direitos de crianças e adolescentes”.

O petebista listou, entre as várias dificuldades existentes na legislação em vigor, “as inúmeras tentativas de entrega da criança à família de parentes, a demorada destituição do poder familiar, que leva as crianças a praticamente crescerem em abrigos, e a burocracia que contamina o processo de inscrição no cadastro de pretendentes”.

O projeto é de autoria de outro pernambucano, o deputado federal Augusto Coutinho (SD), e para Armando Monteiro Neto, evitará a falência do sistema de adoção.

Segundo Armando, a demora excessiva do processo fez com que existam atualmente quase dez pretendentes para cada criança disponível para adoção. “Embora o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) registre cerca de 45 mil em instituições de acolhimento, menos de 20% estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Uma quantidade ainda menor, cerca de 4.800, está realmente apta à adoção. Paradoxalmente, encontram-se cerca de 41 mil pretendentes à adoção registrados no CNA”, assinala.

Entre outros pontos, o projeto de lei, que altera o Estatuto da Criança e Adolescente, fixa prazo de até 90 dias para a localização de parentes próximos depois de a criança ser retirada da guarda dos país biológicos; a proposta diminui de seis para três meses o período máximo em que a Justiça deve reavaliar a situação da criança que estiver em abrigo, orfanato ou em acolhimento familiar. (Blog da Folha).

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado de Sexta-feira da Paixão em Petrolina (PE)

Seguindo o cronograma anual de atividades da coleta de lixo domiciliar, nessa sexta-feira …