Começa hoje (13) oficina do ICMBio sobre PAN para a conservação da Ararinha-azul em Petrolina

0

De hoje (13) até a próxima sexta-feira (17), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sediará uma programação que conta com reuniões e rodadas de apresentações que fazem parte do Plano de Ação Nacional para a conservação da ararinha-azul (PAN Ararinha-azul) promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o ICMBio, a oficina tem público específico, voltado para pesquisadores, representantes comunitários, gestores públicos das três esferas governamentais, empresas, dentre outros atores importantes para a conservação da ararina-azul e seu habitat. Tem por objetivos concretizar a monitoria final e avaliação final do PAN Ararinha-azul – 1º Ciclo, também a elaboração do PAN Ararinha-azul – 2º Ciclo, com ações tangíveis e pragmáticas que reflitam uma melhoria na conservação do foco do PAN e com compromissos estabelecidos para sua implantação no período de 2018 a 2022.

Segundo a coordenadora do PAN Ararinha-azul e organizadora do evento, Camile Lugarini, a abordagem metodológica da oficina está referenciada no método de elaboração de PAN desenvolvida pelo ICMBio (IN 25 E PAN GUIA) e em técnicas de facilitação de planejamento participativo com foco em alcance de resultados concretos. Também serão aplicados conceitos e técnicas do passo 1 (avaliação) da IUCN/SSA (2014). A participação é considerada um elemento chave dos processos de planejamento e gestão por resultados. Tal modelo de gestão permite maior envolvimento e comprometimento com os objetivos a serem alcançados; implica em aprendizagem mútua e desenvolvimento da capacidade de comunicação; faz com que as pessoas se sintam estimuladas e confiantes no trabalho em equipe.

Na terça-feira (14), pela manhã, a programação será aberta ao público em geral, principalmente a estudantes universitários, professores e profissionais da área ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tratamento para câncer de próstata ganha medicamento inédito

A Anvisa publicou nesta segunda-feira (20) o registro do medicamento genérico acetato de a…