Com a chegada da primavera, médica recomenda cuidados com a pele em Petrolina

0

A primavera chegou, e com ela, dois velhos conhecidos dos petrolinenses reaparecem com mais força: o sol e as altas temperaturas registradas nos termômetros da cidade do Sertão pernambucano. Por isso, é importante estar atento aos prejuízos dos raios solares em demasia, que podem causar – além de problemas de pele – desconfortos como desidratação. Para reduzir os transtornos, a médica de família e comunidade, Roanna Beda, que atua na Atenção Básica do município, vinculada à Secretaria de Saúde de Petrolina dá algumas dicas.

A profissional explica que um ponto importante a se considerar é que o sol é fonte de vitamina D, fundamental para a saúde óssea. “O sol, se utilizado a favor do nosso organismo, é responsável pela síntese de vitamina D, o que auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes. Mas, para isso é importante não abusar e lembrar que a exposição ao sol deve ser feita antes das 10h e após às 16h”, explica.

Quem se expõe ao sol, independente do horário, deve utilizar sempre protetor solar. Em horários de raios solares mais fortes, deve ainda utilizar protetores de barreira e procurar sempre locais com cobertura. “Quando o sol está mais forte é necessário o uso de chapéu, óculos de sol, camisas de manga comprida de preferência com proteção UVA/UVB, para prevenir insolações, manchas, pigmentações, queimaduras e câncer de pele”, informa.

Além dos problemas com a pele, outro problema causado pelas altas temperaturas é a desidratação, decorrente da perda de água pelo organismo, sem a reposição adequada. “Essa é a recomendação mais conhecida, mas muitos esquecem: beber água, muita água. Se possível andar sempre com uma garrafinha. Se em dias comuns o recomendável é beber cerca de 2 litros, em dias de muito calor e exposição ao sol, é necessário beber ainda mais. Boca seca, lábios ressecados, dor de cabeça e náuseas podem ser sintomas de desidratação, portanto é importante repor a água que se perde seja pelo suor, saliva, urina e respiração”, completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Bolsonaro como presidente não é dono do Brasil, imagine Grabriel Menezes no PSL de Petrolina”, dispara Alvorlande Cruz

O Blog flagrou uma conversa entre Alvorlande Cruz e o vereador Gabriel Menezes, que mencio…