Coletivo amigos da ilha do fogo pensam em mobilização e revelam que Univasf tem interesse em administrar o local

0

ilha

Ainda sem data prevista, os integrantes do grupo salve a ilha do fogo (coletivo da ilha) pretendem realizar uma mobilização na segunda quinzena do mês de Junho.

Isso pode acontecer, caso o exército e um acordo entre integrantes do grupo e a prefeitura de Juazeiro, que está à frente da situação, não resulte na reabertura da ilha.

A informação foi repassada a equipe do blog por Ênio Silva, membro do coletivo amigos da ilha, que ressaltou também sobre uma contrapartida da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em assumir a ilha.

A pró-reitoria da instituição, sinalizou a possível parceria em reuniões realizadas há algum tempo com os integrantes do grupo, que aguardam de imediato uma solução do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz), que alega a falta de salva-vidas para o local.

“Estamos nos mobilizando para decidirmos realizar uma manifestação. Estivemos reunidos com a UNIVASF, que tem muito interesse em ter a ilha e para nós, isso é muito importante. a Univasf sempre teve interesse em ter a ilha pelas razoes dela, mas tanto a universidade e a prefeitura de Juazeiro pediram um tempo para resolverem a situação, sem a pressão popular, mas, se isso demorar muito estamos dispostos a fazer uma mobilização nas duas cidades”, disse Ênio Silva.

Os representantes do movimento demonstraram insatisfação com a decisão do exército e escreveram uma carta aberta à população. Acompanhe:

O Exército Brasileiro maltrata os ribeirinhos de Juazeiro e Petrolina desde setembro de 2012, quando usurpou da população o direito de acesso ao espaço público, ao lazer, à vida saudável através da prática esportiva, quando nos roubou a Ilha do Fogo.

Contudo, nós cidadãos dos Vale do São Francisco, somos fortes! Não nos curvamos aos desmandos dos interesses privados que usurpam o patrimônio público do nosso país. Lutamos e conquistamos a abertura parcial da Ilha do Fogo, ainda que em condições muito precárias. Desde 2013, foi adicionado ao termo que delega a posse da Ilha do Fogo para o Exército a exigência de que ela fosse aberta aos finais de semana, garantindo o acesso ao público. Tal termo foi publicado no Diário Oficial da União em 9 de abril de 2013 com anuência do Exército.

Durante o período em que a Ilha esteve aberta aos finais de semana e feriados, o Coletivo Amigos da Ilha sempre reclamou do Exército e do poder público de Juazeiro e Petrolina o respeito aos cidadãos e a garantia de um uso adequado e com segurança do equipamento público.

Agora, mais uma vez, somos atacados pelo Exército Brasileiro. Desde o início do mês de maio fomos privados de acessar o espaço público diante da justificativa infundada de que o Corpo de Bombeiros, que sempre se fez presente na ilha, não disponibilizaria mais guarnições de salva vidas para o local. Com isso o Exército tem descumprido o estabelecido administrativamente pela Secretaria do Patrimônio da União e continua maltratando os cidadãos ribeirinhos.

Não solicitamos ao Exército Brasileiro que ocupasse a Ilha do Fogo. Não ficaremos com o ônus da incompetência das forças armadas em fazer a gestão de um equipamento público! Conclamamos ao 72° BIMtz que tenha bom senso, saia da Ilha do Fogo e a repasse para quem pode e tem competência para fazer a gestão adequada do espaço.

A Univasf já declarou o interesse em assumir a posse do equipamento público e, inclusive, já se esforçou em pensar melhorias para o local através de grupo de trabalho, juntamente com outras instituições e o Coletivo Amigos da Ilha.

Exigimos também que o poder público de Petrolina saia da inércia e omissão inescrupulosa e respeite os seus cidadãos, assumindo os compromissos firmados para o bom funcionamento da ilha.

Esperamos que a Ilha do Fogo seja reaberta o mais rápido possível, antes que uma intervenção maior da sociedade seja tomada ou que a degradação pela atual situação de abandono a torne inutilizável. 

Coletivo Amigos da Ilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Continuam abertas as inscrições para Corrida e Caminhada de Natal em Petrolina

Continuam abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada de Natal, que está sendo promov…