Codevasf fortalece estrutura de pequenos produtores rurais do norte baiano

0

“Vamos começar o ano de 2018 com uma excelente produção”. Foram essas as palavras dos pequenos produtores rurais de Sento Sé e Jeremoabo, municípios situados no norte baiano, após a entrega de tratores e implementos agrícolas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA).

Cinco associações de produtores rurais foram equipadas. Os benefícios alcançam mais de 300 famílias. Os recursos destinados à ação foram de cerca de R$ 430 mil, oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“Essa ação da Codevasf permite que os parlamentares direcionem as suas emendas especificamente para os locais que eles conhecem e sabem o que a comunidade precisa. É uma sinergia eficaz entre governo federal, representantes dos cidadãos no Legislativo e associações dos municípios, que beneficia diretamente as comunidades, com geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população local”, afirma Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Em Sento Sé, a Associação Comunitária dos Moradores de Tanque foi contemplada com um motor a diesel, uma forrageira ensiladeira, um picador de mandioca e palma, uma base para motor e um conjunto de polias e correias.

Em Jeremoabo, a Associação Comunitária de Santana foi equipada com um trator agrícola, uma carreta agrícola com capacidade para seis toneladas, uma grade aradora e uma roçadeira hidráulica acoplável ao trator. Nas Associações Comunitárias dos Pequenos Produtores Rurais e Amigos do Povoado de Brejo Grande e na Associação Comunitária Canabravinha da Quixabeira, os equipamentos que vão garantir melhor produção são, para cada associação, um trator agrícola, uma carreta agrícola e uma grade aradora. A Associação Comunitária do Jasmineiro, por sua vez, recebeu um trator agrícola, uma carreta agrícola, uma grade aradora e uma grade niveladora.

“Esses equipamentos vão fazer do nosso ano de 2018 um ano mais produtivo. Teremos uma melhoria significativa nas nossas produções. Essa é a primeira vez que estamos recebendo trator e implementos agrícolas. E sem dúvida foi um grande presente da Codevasf para nossa associação. Estamos muito gratos por essa oportunidade”, afirma o presidente da Associação Comunitária de Santana, Pedro Dantas da Silva.

Com o mesmo entusiasmo, o presidente da Associação dos Moradores de Tanque, Nilson de Almeida Ribeiro, afirma que o trabalho dos produtores vai mudar para melhor. “Com os novos equipamentos vamos otimizar o tempo de trabalho e garantir uma renda melhor para cada sócio. Que em 2018 essa parceria com a Codevasf continue, para que possamos desenvolver ainda mais a nossa associação”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

População de rua brasileira deve ficar fora do Censo 2020 do IBGE

Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pess…