Clinicas credenciadas pelo DETRAN de Pernambuco, deverão garantir acessibilidade

0

transito

Clinicas credenciadas pelo DETRAN de Pernambuco, deverão garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Os proprietários terão que equipar seus estabelecimentos para receber de forma igualitária todos quantos precisarem de seus serviços. As adequações exigidas pelo Departamento de Transito precisam estar em acordo com a Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT NBR 9050), para que recebam o Alvará de funcionamento da Prefeitura .

As Clinicas terão que apresentar uma Declaração fornecida pela Secretaria de Acessibilidade, para que o documento seja emitido. O estabelecimento será obrigado a estar dentro das condicionalidades impostas pelo DETRAN para que não sofra penalidades. A secretaria de acessibilidade contará com o apoio da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) através da Engenheira de transito Paula Figueiredo Lopes, que está realizando as visitas e orientações de adequações dentro das normas técnicas da ABNT.

O objetivo das visitas orientadoras é apurar as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos órgãos. Nas primeiras visitas foram encontradas várias barreiras arquitetônicas, a exemplo da falta de banheiros adaptados, rampas de acesso e entradas com portas estreitas. Essas barreiras impedem as pessoas com deficiências de exercer seus direitos com independência o que está em desacordo com a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre seus os direitos.

Para Rose Andrade , secretária de Acessibilidade, essa é mais uma conquista para as pessoas com deficiência em Petrolina, já que poderão ter consolidada mais uma parceria de peso para as lutas que a classe enfrenta.

“Estamos estimulando a esses órgãos a oferecerem um serviço que atenda a todas as pessoas com igualdade de condições, essa é uma conquista, com relação aos direitos das pessoas com deficiência e que contempla a acessibilidade física e atitudinal no respeito as adversidades”,  pontuou .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Festival Multicultural Natalino será realizado neste domingo (17) em Petrolina

Hoje (17), às 19h30, será realizado o Festival Multicultural Natalino na Concha Acústica d…