Cidades do Vale do São Francisco celebram São José Operário, padroeiro do trabalhador

1

jose

O Dia do Trabalho também é uma data religiosa. Na data, a igreja católica celebra o Dia de São José Operário, considerado o padroeiro do trabalhador. Marido de Virgem Maria e pai ‘adotivo’ de Jesus Cristo, José era carpinteiro e ensinou os ofícios da profissão para seu filho.

São José é o único santo celebrado em duas datas, pois no dia 19 de março também é comemorado como esposo de Maria e protetor das famílias.

Mas, em 1º de maio de 1955, o papa Pio XII decidiu, diante de uma multidão de 200 mil operários reunidos na Praça de São Pedro, que o Dia do Trabalho teria a bênção e proteção de São José Operário.
Por conta disso, as celebrações nas paróquias marcam os preparativos de algumas cidades do Vale do São Francisco,  que desde cedo rendem graças e louvores ao padroeiro dos trabalhadores. Confira como as cidades estão se preparando para a festa de hoje:

Petrolina

A comunidade católica do bairro Atrás da Banca, área central de Petrolina, já começa a contar as horas para o início da procissão às 18h em homenagem ao padroeiro São José Operário.

Os festejos, deste ano tiveram como tema: ‘A exemplo de São José, construamos uma sociedade justa e fraterna’. Vários fiéis já lotam a igreja, atrás da banca para culminar com a tradicional missa realizada no dia 1° de maio.

Juazeiro

tabuleiro

Desde às 5h da manhã com uma alvorada pelas ruas,  os católicos da comunidade São José Operário do Bairro Tabuleiro em Juazeiro-BA, ocupam a capela do santo dos operários para louvar e agradecer pelas ludas e o trabalho diário.

A comunidade existe no bairro há 33 anos e escolheram São José, por conta de que, os trabalhadores dos perímetros irrigados de Juazeiro queriam um espaço para descanso e reza, e aguardavam o transporte para irem trabalhar, próximo a um riacho.  Como forma de agradecimento, eles construíram um centro comunitário para realizar reuniões e e atualmente no espaço é realizado missas. Logo mais às 19h, os festejos serão encerrados pela celebração principal do dia presidida pelo Padre Ednaldo Silva.

“São José é exemplo para os trabalhadores e para aqueles que estão desempregados e que acreditam na devoção do esposo de Maria, que foi carpinteiro, por  isso milhares de pessoas deverão lotar a capela do bairro tabuleiro. Ainda dar tempo prestigiar”, ressaltou o padre.

Casa Nova

casa

A missa de São José Operário, já é uma tradição na cidade de Casa Nova, Norte da Bahia. O andor que sairá pelas ruas do município foi enfeitado dese às 4h da manhã. Todos foram acordados com às baladas dos sinos da Igreja Matriz, fogos e a alvorada que anunciavam: “Hoje é dia de São José Operário, padroeiro do povo de Casa Nova festejado com singular devoção “.

Logo mais às 17:00 hs, os fiéis irão para a Solene Procissão do Patriarca de Nazaré e Pai adotivo de Jesus.

 

1 Comentário

  1. Instalação Solar

    19 de março de 2017 em 14:50

    Olá, gostei muito da postagem… Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PMBA emite nota de pesar pela morte do soldado Yuri Souza

É com imenso pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Yuri Li…