Ciclo de Capacitação sobre fiscalização de obras públicas termina hoje em Petrolina

0

Petrolina

A primeira etapa do Ciclo de Capacitação que a Secretaria de Planejamento e Gestão, através do Instituto de Gestão e do Escritório de Projetos, oferece aos municípios pernambucanos, termina hoje (12) em Petrolina. A primeira etapa, voltada às cidades sertanejas, contou com a participação de 56 gestores de 26 municípios. De segunda a quarta, os participantes aprenderam sobre Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas. Na quinta e sexta, o foco foi captação de recursos e convênios.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão, Maurício Cruz, afirmou que ficou bastante satisfeito com a adesão dos municípios e destacou o alto nível do debate realizado entre os representantes das prefeituras e os instrutores. Ele lembrou ainda que esta não é uma iniciativa isolada, mas que faz parte de um conjunto de ações integradas que formam a estratégia do Governo do Estado de aproximação com os municípios.

Diante do cenário de crise por que passa o Brasil, o apoio aos municípios é um dos principais pilares da gestão de Paulo Câmara e a Secretaria de Planejamento é o órgão responsável por boa parte das ações relacionadas a esta iniciativa. A Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios foi criada para gerenciar o Fundo Estadual de Desenvolvimento dos Municípios (FEM) e o Escritório de Projetos, este último inaugurado em março de 2015. O Instituto de Gestão atua em parceria com a Seam na área de capacitação.

“O ciclo de capacitação deve ser visto em conjunto com o FEM, o Escritório de Projetos e criação da Seam. O Instituto de Gestão entrou nesta questão do apoio aos municípios com a abertura da carteira de cursos para os servidores municipais que podem se inscrever de forma gratuita”, explicou Maurício.

Entre os representantes dos municípios, a iniciativa foi bastante elogiada. Renilda Vieira da Silva, de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, classificou como muito positiva a iniciativa do Governo do Estado. “Nosso município é muito carente de capacitação e, para as prefeituras, sai muito caro fazer treinamentos. Nos municípios menores, faltam pessoas capacitadas e receber estes cursos de graça é muito útil”, destacou.

Para Gleybson Roberto da Silva, representante de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, o Ciclo é essencial porque os municípios pequenos precisam de conhecimento técnico em gestão de projetos. “O treinamento vai fazer com que a prefeitura execute de forma correta os convênios e projetos”, garantiu.

Francisco Noberto de Carvalho Dantas, de Parnamirim, no Sertão Central, fez uma análise mais ampla da importância dos cursos. “Faltam profissionais capacitados nas prefeituras e o Ciclo é importante, pois dissemina informação para amadurecimento da administração pública e da sociedade”, comentou.

Mais duas etapas do Ciclo de Capacitação serão realizadas. Na próxima semana, será a vez dos municípios do Agreste. Os mesmos cursos, com os mesmos instrutores serão ministrados em Caruaru. Para a Zona da Mata e a Região Metropolitana, as aulas serão realizadas no Recife a partir do dia 29.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em Exu, pipeiros realizam protestos e bloqueiam PE-545

um grupo de pipeiros que realizam o abastecimento de água na zona rural do município do Ex…