Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta semana em Petrolina

0

campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na próxima quarta-feira, 22, em Petrolina.  Ao todo, 59.435 pessoas fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina contra gripe e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina tem a meta de imunizar 80% desse público-alvo. O dia D da campanha será no dia 9 de Maio.

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional devem ser vacinados.

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B e a coordenadora de Imunização de Petrolina, Jeane Moraes, alerta sobre a importância da vacinação. “É importante que estas pessoas se vacinem, a fim de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O período de frio está se aproximando, época com mais chances de contrair a doença e é necessário administrar a vacina agora para que a resposta imunológica seja processada antes desse período”,informou Jeane.

Na campanha de 2014 a meta foi alcançada atingindo mais de 80%, porém os idosos é a população que menos procura as Unidades de Saúde. “Em 2014, todos os grupos ultrapassaram a faixa de 80% e, somente, 70% dos idosos se vacinaram. É necessário que eles entendam que a vacina não faz mal e só traz benefícios para sua saúde”, alertou a coordenadora.

A população pode se dirigir às Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural). Nas AME’s Areia Branca e Gercino Coelho as salas de vacina ficam abertas até às 21h e 19h, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nova sede do Coren é inaugurada em Petrolina

Com o objetivo de proporcionar mais conforto, acolhimento, segurança e agilidade aos Auxil…