Câmara de vereadores: Bancada da situação protesta contra Ibamar Fernandes e projeto do executivo é retirado da pauta

2

casa

Quem foi ontem (5) a Casa Plínio Amorim, testemunhou mais uma daquelas sessões polêmicas que mais parecem uma encenação. O motivo foi que os Vereadores da bancada de situação se retiram da sessão para resistir à condução da mesa diretora sob o comando do vereador Ibamar Fernandes (PRTB).

Tudo começou quando a vereadora Cristina Costa (PT) se levantou da mesa e demonstrou está chateada com a postura de Ibamar, que logo os demais vereadores decidiram que, enquanto o vice-presidente estiver assumindo as sessões na câmara, Cristina Costa e os vereadores da situação, não irão mais participar de nenhuma sessão ordinária.

De acordo com a petista o presidente em exercício está descumprindo o regimento interno da Casa, e privilegiando sua bancada de oposição. “Ele está sendo tendencioso, se necessário for vamos pedir a interferência da Justiça para fazer valer o regimento”, disse Cristina.

“Desde quinta-feira passada o vereador Ibamar Fernandes nos interrompe e deixa quem quiser falar. Para uns ele deixa falar até cinquenta minutos, outros, só três minutos, só quer ouvir o que ele quer e ainda deixa os colegas discutirem durante a sessão, então Osório tem que honrar o cargo que tem. Enquanto Ibamar presidir, nem eu e nem a situação ficaremos na sessão”, reforçou a petista.

Aliado a isso, o prefeito Julio Lossio encaminhou ofício pedindo a retirada da Pauta que previa a apreciação do Projeto de Lei, elaborado pelo Executivo Municipal de 2012 que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Auditores Fiscais da Fazenda Municipal.

Depois disso, antes de prestar homenagem ao Engenheiro Civil Gervilson Jardel Gonçalves Duarte com a medalha de Honra ao Mérito Dom Malan de autoria do vereador Ronaldo Cancão (PSL), os vereadores começaram uma briga no meio da plenária.

Em seguida Ibamar soltou o verbo e começou a gritar alto no meio da plenária com a presença de vários convidados, inclusive vereadores da cidade de Juazeiro-Ba, que estavam na sessão. Disse que a vereadora Cristina Costa quer ser mais do que pode e a acusou de desconhecer as normativas que regem o Legislativo e não o próprio vereador. “É a ciumeira, ela não conhece o regimento da Casa e agora vem com conversa fiada, conversa para boi dormir, isso é balela. Ela está acostumada a fazer barraco aqui na Câmara e eu não vou admitir atitudes antiéticas, antiprofissionais. A vereadora é cheia de direito, e a bancada do governo Lóssio tem atitude fraca, Atitude de biruta de aeroporto, não teve nem respeito ao Projeto do Executivo e muito menos a população que acompanhava a sessão, ela quer mandar na casa. Se faltarem a sessão, é problema deles, vou continuar metendo falta neles, Cristina Costa conseguiu foi armar uma cilada”.

O líder da situação Elismar Gonçalves (PMDB) defendeu a petista. “Não é a primeira vez que o vereador Ibamar se comporta com arbitrariedade quando está assumindo a presidência. Nesta Casa deve se haver o respeito às pessoas e aos demais colegas. As discussões aqui partem para as agressões pessoas e quando o vereador está na condução da mesa, parte para o lado tendencioso”, afirmou o líder.

Ibamar não aceitou a crítica do colega e respondeu: “É uma discurso de cego, é um vereador calouro ainda, não entende de nada, é um vereador de primeiro mandato”.

Somente nove vereadores ficaram na plenária. Abalberto Bruno (PSL), Manoel da Acosap (PSL), Edilsão do Trânsito), Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Pérsio Antunes (PMDB), Ronaldo Cancão (PSL), Zé Batista (PDT),)Ibamar Fernandes e apenas o vereador da bancada de situação Elias Jardim.

2 Comentários

  1. Luiz Domingos de Carvalho

    6 de maio de 2015 em 11:20

    É um absurdo Vereador fazer protestos contra os próprios vereadores.

    Luiz Domingos de Carvalho
    Presidente da AESA

    Responder

  2. ALÉCIO COELHO

    6 de maio de 2015 em 13:37

    É lamentável que a nossa Petrolina esteja representada por pessoas altamente “desqualificadas” para o cargo que ocupam. Isso nos levar a fazer uma reflexão profunda nas próximas eleições onde sugiro que façamos uma MUDANÇA GERAL, quando digo GERAL é GERAL MESMO , trocar TODOS. Petrolina é jus de pessoas inteligentes com ideais políticos de grande importância e valia e não estes que aí estão. Não sei onde uma pessoa possa rir mais, no circo ou na casa Plínio Amorim em dias de sessão. Fala sério, senhores vereadores, senhoras vereadoras tenham um mínimo de decência e PEÇAM PARA SAIR que fica mais bonito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina 122 anos: Programação de aniversário segue com atrações na Concha Acústica

Petrolina comemorou seus 122 anos nesta quinta-feira (21) e depois do desfile alegórico qu…