Bispos da Bacia do São Francisco emitem Carta em defesa do Velho Chico

0

Neste domingo (03), será lançada uma carta dos Bispos da Bacia do São Francisco, que inclui os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Sergipe, em defesa do Velho Chico. A Nota surgiu de um encontro realizado entre os dias 21 e 23 de novembro em Bom Jesus da Lapa (BA), reunindo estudiosos, membros de pastorais e movimentos sociais que trabalham com o rio. No documento, os religiosos denunciam os problemas que ocasionam “processo de morte” do rio e sugerem ações para sua revitalização.

CARTA DA LAPA

Primeiro Encontro dos bispos da Bacia do Rio São Francisco

À luz do Evangelho, em comunhão com o Papa Francisco e inspirados pela carta encíclica “Laudato Sí”, nós, bispos da bacia do Rio São Francisco, representando onze das dezesseis dioceses, diante do processo de morte em que este Rio se encontra e das consequências que isto representa para a população que dele depende, assumimos de forma colegiada a defesa do Velho Chico, de seus afluentes e do povo que habita sua bacia.

Como pastores a serviço do rebanho que nos foi confiado, constatamos, com profunda dor: (a) o sumiço de inúmeras nascentes de pequenos subafluentes e, em consequência, o enfraquecimento dos afluentes que alimentam o São Francisco; (b) o aumento da demanda da água para a irrigação, indústria, consumo humano e outros usos econômicos, sem levar em conta a capacidade real dos rios de ceder água; (c) a destruição gradativa das matas ciliares expondo os rios ao assoreamento cada vez maior; (d) a decadência visual dos rios e da biodiversidade; (e) o aumento visível dos conflitos na disputa pela água em toda a região; (f) empresas sempre fazem prevalecer seus interesses e o Estado acaba por ser legitimador de um modelo predatório de desenvolvimento.

Cique aqui  e confira a Carta na íntegra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Abertas inscrições para capacitação de elaboração e financiamento de projetos na área de inovação e empreendedorismo em Petrolina

Integrantes de empresas júniores, empreendedores, empresários e membros da comunidade acad…