Bancada nordestina vai cobrar a Dilma liberação de empréstimos e fundo para o semiárido

bancada

Os deputados estaduais Miguel Coelho e Rodrigo Novaes participaram de uma reunião com parlamentares de vários estados nordestinos em João Pessoa. O encontro teve por finalidade definir uma agenda comum de prioridades para a região Nordeste. O documento será entregue à presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (04), na capital paraibana.

A reunião foi realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba durante uma audiência pública que debateu a seca e o abastecimento de água. Os deputados fecharam questão em torno de algumas prioridades encabeçadas pela autorização do Governo Federal aos estados para obtenção de empréstimos junto a instituições financeiras como o Banco Mundial. Também está no documento a viabilização de um fundo anual de apoio ao semiárido e a conclusão da Transposição em 2017.

O deputado Rodrigo Novaes ainda acrescentou às demandas um pedido de perdão de dívidas dos pequenos produtores rurais e a reestruturação da Sudene e Dnocs. “O que falta não é a chuva, mas sim os investimentos. É preciso um olhar diferenciado para nossa região para resgatar um dívida secular de omissão com os nordestinos”, cobrou Novaes.

Ainda durante a reunião ficou agendada para a realização do fórum União pelo Nordeste. “Esse documento já será uma maneira de mostrar ao Governo a unidade de nossos estados em torno de uma questão. Em novembro, vamos reunir as lideranças nordestinas no Recife e alinhar um programa de politicas permanentes para nossa região, em especial o semiárido. Esse material será um referencial para definir metas para o crescimento sustentável nordestino”, defendeu Miguel coelho.

Fechado para comentários

Veja também

Energia desviada em Pernambuco em 2023 daria para abastecer a cidade de Olinda (PE) por seis meses

Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Pernambuco le…