Atuação da Força Nacional é prorrogada em quatro estados

A Força Nacional irá permanecer por mais por 180 dias, a partir de 1º de janeiro de 2018, nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe. As ações foram anunciadas em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) e fazem parte do Plano Nacional de Segurança Pública.

A Força Nacional trabalha em conjunto com os órgãos locais de segurança pública no policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. Iniciadas em 20 de fevereiro de 2017 em Aracaju (SE), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), as operações estão sendo prorrogadas pela segunda vez. Nestas capitais, a meta é reduzir de homicídios dolosos e crimes de violência contra a mulher.

No Rio de Janeiro (RJ), o foco é o combate à criminalidade organizada transnacional, em especial aos tráficos de drogas de armas, assim como o roubo de cargas. Esta operação em terras fluminenses teve início em 15 de maio deste ano.

Rio Grande do Norte

Para reforçar o patrulhamento do Rio Grande do Norte, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou, nesta sexta-feira (29), o envio de dois mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ao estado.

Segundo o ministro, chegou-se à avaliação da necessidade de uma ação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) devido à permanência do impasse na questão salarial e à recusa dos policiais militares e civis de voltarem a suas atividades normais.

Jungmann destacou durante a coletiva, em Brasília, a necessidade de que os policiais retomem suas atividades. “Apesar de todas as vicissitudes, o valor mais sagrado que temos é a vida. E quando a sociedade os dota de armas e equipamento para defendê-la, os faça na confiança que deposita neles”, comentou.

Rio de Janeiro

O ministro anunciou ainda na ocasião que o presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que autoriza a prorrogação da GLO no Rio de Janeiro até o dia 31 de dezembro de 2018. O prazo seria encerrado com o fim de 2017.

Logo na primeira semana de janeiro, haverá reunião com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Pezão, e ministros para que sejam definidas as ações do próximo ano.

Fechado para comentários

Veja também

MST deve sair do território da Embrapa em Petrolina (PE) nos próximos dias, afirma ministro Paulo Teixeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nest…