Atendimento pediátrico da UPA/24 horas de Juazeiro agora será realizado no Hospital Materno Infantil

pediatra

As crianças que precisarem de atendimento emergencial em Juazeiro devem ser levadas para o Hospital Materno Infantil. A mudança, de acordo com o secretário de saúde, Dalmir Pedra, vai garantir maior resolutividade, além de integrar a atenção em saúde infantil e ampliar os serviços oferecidos para as crianças da cidade e região.

Com o fluxo alterado, o funcionando ocorrerá da seguinte forma: o atendimento de urgência e ambulatorial na área infantil tem como referência o Hospital Materno Infantil, mas continua sendo ofertado também na UPA/24 horas.

O secretário explica a mudança. “Estamos aumentando o quadro médico, com mais dois médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos, assim como reestruturando e equipando a sala vermelha do hospital. O município do porte de Juazeiro não tem porque ficar com duas portas de entrada de pediatria. Dispomos de uma estrutura com assistência qualificada nos serviços das áreas materno e infantil”, explicou o titular da pasta, que informou que as cirurgias pediátricas também serão retomadas e agendadas pelo município.

Hospital Materno Infantil é referência em Juazeiro

Os serviços da unidade – inaugurada em 10 de maio de 2014 – são mantidos integralmente com recursos próprios com uma média de despesas mensais projetada em aproximadamente R$ 400 mil. O respeito dado às crianças do município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores mais elogiados pelas mães.

Há três dias, a dona de casa Amanda Micaele da Silva, 30, está com o filho de 5 meses internado no Hospital por conta de uma infecção. Para a ela, o acolhimento tem sido muito bom. “Fico feliz em saber que irão ampliar os serviços de saúde para o hospital. Parabenizo a equipe do hospital e ao prefeito que tem trabalhado pela nossa saúde”, disse a moradora do Residencial São Francisco.

Já foram mais de 150 mil atendimentos ofertados na unidade infantil desde a abertura. São 41 profissionais que atendem ao público infantil, entre eles 20 médicos plantonistas, 7 enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem.

De 2008 para 2014, a mortalidade infantil em Juazeiro reduziu – consideravelmente – de 22,9 para 17,4 (dados preliminares) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em 38,3%.

Fechado para comentários

Veja também

Projeto que reconhece ‘grau de moto’ como prática esportiva é aprovado pelos vereadores de Juazeiro (BA)

Os vereadores de Juazeiro (BA) aprovaram nesta quarta-feira, (27) o Projeto que reconhece …