Artistas locais lançam vídeo e viram carranca para defender o Velho Chico

0

viro

A programação do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, acontece ao longo do dia nas duas cidades, mobilizando escolas, organizações culturais, associações comunitárias e toda a população ribeirinha convocada a ‘Virar Carranca para defender o Velho Chico’.

Pela manhã, a mobilização teve início no lado baiano do São Francisco, às 8h, no histórico Vapor Saldanha Marinho, na Orla de Juazeiro. Lá acontecem apresentações artísticas, como a do grupo de dança da comunidade indígena Entre Serras Pankararu, do município de Petrolândia, Pernambuco. A programação matinal  se encerra ao meio dia, com devolução de água limpa e alevinos ao rio (peixamento). “O ato simboliza a devolução da vida ao rio, que precisa ter de volta suas águas limpas, essenciais para o povo ribeirinho, e suas espécies animais desse rico ecossistema”, explica o coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco, cacique Uilton Tuxá.

No turno da tarde, a mobilização ganha novo fôlego no lado pernambucano do rio. Às 14h, a concentração começa na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade de Petrolina, onde será instalada uma exposição fotográfica que destaca o povo do rio e suas demandas, organizada pelo Comitê da Bacia do São Francisco. No centro da cidade terá início uma caminhada até a Orla 1, onde ocorrem outras apresentações artísticas, pronunciamentos e, mais uma vez , devolução de água limpa ao rio.

Durante todo o dia, serão recolhidas assinaturas para serem entregues ao Governo Federal. “Estamos com um abaixo assinado pela criação do Conselho Gestor do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pedimos que este projeto, que existe desde 2001, seja prorrogado por mais 20 anos”, destaca o cacique Tuxá.

Vários artistas locais gravaram um vídeo de conscientização, no qual revelam que viraram carranca para defender o velho chico. Veja abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Foi uma vitória dos trabalhadores que confiaram seu voto na chapa 2”, declara Simone Paim

Após a disputa acirrada das eleições para a presidência do Sindicato dos Assalariados e As…