Artigo do leitor – A grande batalha

0

osvaldo

A grande batalha para o semiárido foi sonhada por Epitácio Pessoa, Celso Furtado, Nilo Coelho, Rômulo Almeida, João Agripino e outros sacerdotes do Nordeste. A grande batalha precisa ser travada para acabar a crônica e enorme desigualdade regional no Brasil.

O Brasil não pode ser dividido em ricos e pobres. Isto é injusto. A injustiça deve ser combatida com luta. Assim dizia o filósofo indiano Mahatma Ghandi.

Esta batalha é de responsabilidade da União. O deserto de Sonora irrigado tornou ricos a Califórnia, a Arizona, o Noroeste do México. O Estado de Nebrasca ficou rico com a irrigação. Argentina, Peru, Chile, cuidaram de seus semiáridos e os fez prósperos. A China e a Índia irrigam centenas de milhares de hectares anualmente. O Brasil trata o seu semiárido com indiferença. O semiárido brasileiro tem potencial para a prosperidade. Tem solo, sol, água e recursos humanos. Tem demonstrado sucesso com a irrigação no Polo Petrolina/Juazeiro.

E mesmo assim a União dorme e não aceita o desafio de um país justo. Continua injustiçado com o cenário inaceitável de um país dividido entre ricos e pobres. Tem dinheiro para tudo: futebol, trem bala, corrupção. Só não tem dinheiro para os patrícios do Semiárido.

O governo da União precisa abraçar esta causa. Sem água nada cresce. A água está no Rio São Francisco, no Parnaíba, em poços nas bacias sedimentares, nos grandes açudes, muitas vezes ocioso por falta de obras complementares. No Piauí o homem sofre com a falta d’água estando sobre um mar de água subterrânea.

Na Califórnia, 50% da região é com água subterrânea. Na Espanha 1 milhão de hectares são irrigados com água do subsolo. Temos aqui aquíferos subterrâneos em todo o Semiárido.

Não há argumento para a inércia. Não há argumento para parar a irrigação. A União precisa acordar e abraçar a causa da irrigação no Semiárido.

 Oswaldo Coelho ex-Deputado Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de uma tonelada de carne é apreendida em Petrolina

Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizada a maior apreensão de carne deste ano em Pe…