Alvorlande e Maria Elena avaliam que audiência pública da reforma política cumpriu seu papel esclarecedor

0

elena e alvorlande

Bastante prestigiada, a audiência pública sobre a reforma política realizada na última sexta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Petrolina, deixou os vereadores Alvorlande Cruz (PRTB) e Maria Elena Alencar (PSB), satisfeitos com os resultados do debate. Segundo Alvorlande, Petrolina é a primeira cidade do interior pernambucano a trazer o tema para ser discutido com a presença da comissão especial da Câmara Federal na discussão que tem como integrante, o deputado federal Tadeu Alencar, condutor dos trabalhos da audiência.

 “Petrolina mais uma vez parte na frente. Hoje esse e um tema que é o clamor da sociedade que foi as ruas pela mobilidade urbana e agora pela reforma política. Hoje se discute essa reforma aonde os grandes partidos a exemplo do PMDB querem engolir os nanicos. Se discute muitos pontos e por isso trouxemos o deputado federal Tadeu Alencar para debater”, afirmou Alvorlande. Tadeu Alencar é titular da comissão especial da Câmara que analisa a reforma política.

Alvorlande citou algumas propostas de emendas á constituição, as PEC, que tramitam na Câmara Federal e no Senado sobre as mudanças no sistema político brasileiro como a dos senadores José Serra (PSDB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB) que tratam da implantação do voto distrital e o fina da reeleição.

“Hoje Petrolina não entraria nesse sistema do voto distrital que só seria para cidades com mais de 200 mil eleitores, mas é precisa se debater como também o calendário. Sobre a questão do mandato de cinco anos parece já ser consenso como também o fim da reeleição. E o financiamento de campanha esse que é grave. Estipular R$ 700,00 por pessoa pode atrapalhar os menores”, listou Alvorlande Cruz em sua fala na tribuna apresentando a discussão aos presentes.

Esclarecer todos os pontos polêmicos, foi o principal objetivo do debate, para Alvorlande que aproveitou para agradecer a presença do deputado Tadeu Alencar que veio à Petrolina e conduziu com sucesso a audiência pública.

“Agradeço a sua receptividade. O senhor quando foi secretário da Casa Civil do governo estadual sempre nos recebeu bem, a mim e a vereadora Maria Elena. Fico feliz pelo senhor estar presente nesta discussão que hoje é urgente para todos os agentes políticos que irão ou não disputar eleições no ano que vem e nos próximos pleitos”, assinalou o vereador que aproveitou para declarar que acompanha opinião sobre o fim de indicação pessoal de suplente de senador e também o fim da proporcionalidade.

“Sou favorável que seja suplente o candidato derrotado para o cargo e que ganhe o candidato que tiver mais votos nos cargos legislativos”, esclareceu.

A colega de Alvorlande e também promotora da discussão, a vereadora Maria Elena, ficou feliz com a grande participação da sociedade petrolinense na audiência pública e colocou entre suas prioridades dentro da reforma política, a ampliação das vagas para a mulher nos parlamentos. “Ficou feliz em ver esse olhar para esta questão de gênero nesta discussão da reforma política. Precisamos fazer com que 50% dos cargos legislativos sejam de mulheres”, destacou Maria Elena.

Em agradecimento a presença de Tadeu Alencar na cidade, a socialista ressaltou que o deputado não é um desconhecido em Petrolina. “O senhor já veio fazer uma audiência pública como essa em 2010, nos ajudou a trazer os grandes investimentos da Compesa para Petrolina. Portanto, Tadeu não chega aqui pela primeira vez. Agora levará os nossos clamores para esta reforma política, findar esses vícios e vivermos novos tempos na política brasileira”, destacou a vereadora Maria Elena Alencar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes foi sorteado relator de um dos inquér…