Alepe aprova comissão especial para sistematizar leis de direito do consumidor

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta (15), a criação de uma comissão especial para elaborar a consolidação das leis estaduais de direito do consumidor. A iniciativa é prevista no Requerimento 3410/2017, do deputado Rodrigo Novaes (PSD), acatado durante a Reunião Plenária.

Conforme a justificativa, a Casa Legislativa produz centenas de leis sobre os direitos do consumidor, mas a aplicação tem sido prejudicada pelo desconhecimento dos profissionais do direito e da sociedade. A ausência de sistematização é apontada como um dos fatores que dificulta o acesso às normas, que acabam ficando dispersas.

Ao tratar da matéria durante a Reunião Plenária, Novaes explicou que a demanda partiu da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Pernambuco), por meio da Comissão de Defesa do Consumidor. Segundo ele, a medida permitirá a plena eficácia da legislação que é produzida no âmbito estadual.

“Já havia feito esse pedido na legislatura passada, por meio de ofício para a Mesa Diretora, mas infelizmente não foi aprovado, na época. Com a consolidação das leis, vamos criar uma espécie de Código de Defesa do Consumidor estadual, e a sociedade ficará satisfeita, pois poderá colocar em prática várias normas que beneficiam o consumidor pernambucano”, enfatizou.

A iniciativa pretende levar o material elaborado ao conhecimento de estudantes de Direito e professores, assim como facilitar o acesso e a fiscalização do Ministério Público e da magistratura. O grupo técnico de trabalho, de acordo com Rodrigo Novaes, será auxiliado pela OAB-PE.

Comissões especiais – As comissões parlamentares especiais são constituídas por cinco titulares, podendo ter igual número de suplentes.O prazo máximo inicial de funcionamento é de 90 dias e pode ser prorrogado pelo Plenário por, no máximo, 60 dias. Aprovado o requerimento, os líderes do Governo e da Oposição indicam, no prazo de cinco Reuniões Ordinárias Plenárias, os nomes para compor os colegiados.

Fechado para comentários

Veja também

Novo bispo de Petrolina (PE) envia mensagem oficial ao povo da Diocese: “Precisamos amar a todos”; confira na íntegra

O atual bispo de Caicó (RN) Dom Antônio Carlos Cruz Santos, foi nomeado bispo de Petrolina…