‘Agora a gente sabe o que eles podem fazer para ganhar uma eleição’, diz ministro sobre Lula e Dilma

gilmar

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, 27, que a adoção de determinadas políticas públicas, hoje, com finalidade exclusivamente eleitoral é uma compra de votos moderna. Gilmar Mendes participou de palestra na Associação de Advogados de São Paulo (Aasp).

“Tenho a impressão de que a adoção de determinadas políticas públicas hoje com finalidade exclusivamente eleitoral é uma moderna compra de votos.”

Gilmar Mendes discutiu a reforma eleitoral no evento. “A chamada captação de sufrágio ficou ingênua diante da possibilidade de se desenhar políticas públicas para o pleito eleitoral’, afirmou.

O ministro citou episódios ligados à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). “Nessa campanha, a presidente Dilma disse, como candidata: nós fazemos o diabo para ganhar a eleição. O presidente Lula disse, em algum momento, na presença da candidata Dilma: eles não sabem o que nós somos capazes de fazer para ganhar a eleição. Agora a gente sabe o que eles podem fazer para ganhar a eleição, mas não na urna, em outro campo.”

Questionado se a presidente Dilma havia comprado votos, Gilmar Mendes afirmou enfaticamente: ‘Não estou dizendo isso’.

Para o ministro, o grande desafio da Justiça Eleitoral e do País no século XXI é discutir eleições limpas ‘nesse contexto’ do uso de políticas públicas em ano eleitoral.

“A gente fica imaginando a captação do sufrágio como a compra do eleitor via distribuição de telha, saco de cimento, tijolo. Na verdade, em termos gerais, dispõe-se da possibilidade de fazer políticas públicas para aquela finalidade. Aumentar Bolsa Família em ano eleitoral, aumentar o número de pescadores que recebem a Bolsa Defeso. Em suma, fazer este tipo de política de difícil impugnação inclusive por parte dos adversários. A Justiça Eleitoral será que estaria preparada para este tipo de debate? O que resulta disto é um déficit de R$ 50 bilhões estimado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).”

O ministro afirmou que tem sido ‘fácil’ para a Justiça cassar prefeitos e vereadores no Nordeste em vez de buscar irregularidades ’em Estados mais civilizados’.

“Estamos de fato cumprindo papel da legislação simbólica. Estamos enganando a torcida, cassamos 10 vereadores, enquanto os tubarões passam”, afirmou o ministro, crítico ao à postura da Justiça Eleitoral nos últimos anos.

Gilmar Mendes defendeu que a Justiça Eleitoral crie instrumentos preventivos para evitar abusos, especialmente, em ano eleitoral. (Estadão).

2 Comentários

  1. Eleitor sábio

    28 de novembro de 2015 em 14:21

    Esse escárnio é a cara da Política no Brasil.Onde todos compartilham do mesmo cálice ( corrupção).Uma letra da música de Chico Buarque diz: “página infeliz da nossa história…dormia a nossa Pátria Mãe tão
    distraída,sem perceber que era subtraída,em tenebrosas transações…”Bom…a história diz que cada povo merece os governantes que tem.Será ? Será que nunca iremos aprender a votar ? Muitos eleitores conhecem e bem seus candidatos, sabem do perfil de corrupção de cada um,e mesmo assim insistem em colocá-los no poder,ou melhor,dá-los poder. Estamos todos parecendo como moradores de Mariana, “estamos na LAMA”, literalmente.Povo brasileiro.Vocês ainda não perceberam que há corrupção em todas as esferas da maldita política,em todos os setores.Ou exigimos reforma política,para mudar completamente esse regime calhorda,melhoramos a qualidade de nossos votos,ou estaremos sempre naufragando sem botes ou coletes salva vidas.Povo,vamos voltar a estudar,acompanhar nossos filhos em suas escolas,vamos investir em conhecimento como comprar bons livros,isso mesmo,vamos nos reciclar.
    Saibam vocês,que gra

  2. Eleitor sábio

    28 de novembro de 2015 em 14:28

    Esse escárnio é a cara da Política no Brasil. Todos compartilham do mesmo cálice ( corrupção).Uma letra da música de Chico Buarque diz: “página infeliz da nossa história…dormia a nossa Pátria Mãe tão distraída,sem perceber que era subtraída,em tenebrosas transações…” Bom…a história diz que cada povo merece os governantes que tem.Será ? Será que nunca iremos aprender a votar ?Muitos eleitores conhecem e bem seus candidatos,sabem do perfil de corrupção de cada um,e mesmo assim insistem em colocá-los no poder, ou melhor ,dá-los poder. Estamos todos parecendo como moradores de Mariana, “estamos na LAMA”, literalmente.Povo brasileiro.Vocês ainda não perceberam que há corrupção em todas as esferas da maldita política em todos os setores.Ou exigimos reforma política,para mudar completamente esse regime calhorda,melhoramos a “qualidade”de nossos votos,ou estaremos sempre naufragando sem botes ou coletes salva vidas.Povo, vamos voltar a estudar,acompanhar nossos filhos em suas escolas, vamos investir em conhecimento como comprar bons livros, isso mesmo,vamos nos reciclar.

Veja também

Eleições 2024: PSB reafirma pré-candidatura de Joseph Bandeira a prefeito de Juazeiro (BA)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) convocou uma reunião com pré-candidatos a vereador d…