Ações socioeducativas movimentaram Semana do Bebê em Salgueiro

salgueiro

A importância do aleitamento materno, parto, saúde bucal dos bebês e até combate à dengue, foram alguns dos temas abordados dentro da programação da Semana do Bebê, voltados para as Unidades Básicas de Saúde de Salgueiro. Quem passou, recebeu informações fundamentais.

Na unidade do bairro Divino Espírito Santo, um dos mais populosos da cidade, os agentes de saúde participaram de uma palestra sobre a importância do parto e aleitamento materno em toda primeira fase da criança. A ação envolveu um público de 16 pessoas (profissionais da puericultura) e mais sete técnicos da Unidade Básica de Saúde.

Para os moradores da comunidade do Riachinho, houve palestra sobre Saúde Bucal dos bebês, aleitamento materno e alimentação de crianças especialmente com até um ano de idade, tendo o reforço de estudantes do curso superior de enfermagem e de uma enfermeira profissional da unidade. O público foi composto por mães e crianças que realizam a puericultura na unidade.

Já as jovens mães do bairro Imperador foram contempladas também com uma palestra sobre cuidados com o bebê, proferida pela agente Maria Mariano, tendo o apoio de outras unidades e agentes comunitários de saúde. Neste evento, houve a participação das gestantes e mães que se encontravam na unidade para fazer pré-natal ou efetivar a vacinação dos filhos. Na ocasião, houve distribuição de lembranças e sorteio de brindes para todas as gestantes.

Outro tema abordado na programação foi sobre parto e cuidados para com a prevenção da dengue. Para Susana Ferreira, com sete meses de gestação, as ações foram oportunas para se tirar todas as dúvidas e obter esclarecimento sobre muitos assuntos. “Gostei muito das ações. Sou mãe de primeira viagem e muitas dúvidas permanecem em minha cabeça. Graças a Deus estou fazendo o pré-natal para ter meu filho saudável”, comentou.
Um dos palestrantes da programação foi o médico Claydson Vasconcelos que abordou para um grupo de gestantes o tema sobre parto humanizado e aleitamento materno. “É importante falar sobre esses assuntos nessa fase inicial, para alertar as mães a estimular aleitamento materno. Muitas mulheres falam de dificuldades, mas com essas atividades educativas, a gente vai focalizando para que elas possam manter o aleitamento principalmente até o sexto mês”, disse o médico, apontando ainda orientações de boa dieta e alimentação baseada em frutas e sucos.

Fechado para comentários

Veja também

Ex-prefeito Julio Lossio fala pela primeira vez após retirada de tumor; veja o vídeo

Após a retirada de um tumor, o ex-prefeito de Petrolina (PE), Julio Lossio falou pela prim…