Abastecimento de água em Petrolândia será ampliado

assina

A Compesa vai ampliar os serviços de abastecimento de água da cidade de Petrolândia, no Sertão do São Francisco, distante 430 quilômetros do Recife. Um convênio de cooperação foi assinado no dia 22 entre a Compesa e a prefeitura municipal, que irá garantir a implantação do sistema de abastecimento de água do Loteamento Nova Esperança, área de expansão do município, no valor de R$ 4 milhões. O acordo foi selado entre o presidente em exercício da Compesa, Ricardo Barretto, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e o diretor Regional do Interior da companhia, Marconi de Azevedo. O edital da licitação para a execução da obra será publicado até o final deste mês com a perspectiva que a obra seja iniciada em setembro próximo. O empreendimento deverá ficar pronto em 12 meses e irá contemplar 20% da população da cidade que ainda não contam com água de qualidade nas torneiras.

Segundo o presidente em exercício da Compesa, Ricardo Barretto, o governo de Pernambuco vem, apesar da crise econômica e escassez de recursos, mantendo o seu compromisso para melhorar e ampliar a prestação dos serviços de abastecimento de água em Pernambuco. “É com muita satisfação que anunciamos esta importante obra para a população de Petrolândia, cujos moradores desse loteamento já sonhavam com um sistema público de abastecimento há cerca de 10 anos”, pontuou Barretto. O sistema de distribuição de água do Loteamento Nova Esperança será composto por uma adutora de três quilômetros de extensão, um reservatório com capacidade para armazenar 350 mil metros cúbicos de água, implantação de 25 quilômetros de rede de distribuidora e instalação de 900 ligações domiciliares. “Parcerias estabelecidas com prefeituras, como esta que estamos realizando com Petrolândia, trazem bons frutos tanto para a Compesa como para os moradores das cidades. Ganhamos tanto na divisão dos custos como na agilidade da execução das intervenções” , argumenta o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.

A prefeitura de Petrolândia irá dividir as despesas da obra, com uma contrapartida de R$ 652 milhões, ficando responsável pelos serviços de escavação e reaterro das áreas onde a Compesa implantará as tubulações. Ao assinar o convênio, o prefeito da cidade, Lourival Simões, enalteceu a sensibilidade do governador Paulo Câmara ao autorizar a execução da obra. “Jamais conseguiríamos realizar esta obra sozinhos, sem o apoio do governo estadual, a quem somos gratos. Considero este empreendimento o mais importante para a cidade nos últimos dez anos “, afirmou o prefeito. Ele adiantou que água é uma necessidade básica do ser humano e que esta obra vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo as distorções sociais e colaborando para o desenvolvimento do município. O Sistema de Abastecimento de Água do Loteamento Nova Esperança será alimentado pela captação de água da Compesa no Rio São Francisco, que já atende aos demais moradores.

Fechado para comentários

Veja também

Lula afirma que alta no preço dos alimentos é para facilitar o jejum na Semana Santa, diz jornal

Em mais um discurso feito de improviso, o presidente Lula disse que a alta no preço dos al…