31° Festival de Violeiros reúne grande público na Concha Acústica de Petrolina

violeiro

Velhice versus mocidade, violência urbana, figuras do folclore nordestino, corrupção, problemas da vida conjugal. As temáticas podem variar bastante, mas sempre estão presentes a rima e o bom humor. Assim pode ser definida a arte do repente, apresentada em grande estilo ontem (15) no 31° Festival de Violeiros de Petrolina coordenado por Nataniel Cordeiro. O evento – que faz parte do São João Cultural da cidade – reuniu uma multidão de petrolinenses na Concha Acústica, Praça da Catedral, para assistir a competição animada entre os cantadores de repente.

Ao todo, 8 competidores, oriundos de diversas cidades do nordeste, afinaram a viola para disputar, em dupla, o título de melhores cantadores de repente da região. Depois de uma avaliação criteriosa da mesa julgadora, composta por professores e repentistas da cidade, o primeiro lugar da competição foi conquistado pela dupla de violeiros Ivanildo Vila Nova e Zé Cardoso.

Também foram premiadas as duplas João Lourenço e Moacir Laurentino, que ficaram em segundo lugar; Louro Branco e Zé Viola, que conquistaram a terceira posição; e os repentistas Luciano Leonel e Francinaldo de Oliveira, com o quarto lugar do Festival.

A condução do evento foi feita pelo radialista da região, Teônis Batista, juntamente com o apresentador e também repentista, Iponax Vila Nova. A plateia, que lotou a Concha Acústica, não escondia a empolgação, acompanhando com risos e palmas cada verso bem rimado.

O São João Cultural continua durante toda a semana na Concha Acústica de Petrolina, sempre a partir das 19h. Nesta terça-feira, o público vai assistir as apresentações do Samba de Véio, Balé Brasílica, além de dançar muito forró com o sanfoneiro Flávio Leandro.

Fechado para comentários

Veja também

Ambulantes e lojistas são orientados sobre o uso correto das calçadas em Petrolina (PE)

A acessibilidade e mobilidade urbana são temas prioritários, que precisam ser integrados p…